Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 27.06.2017
Compreendendo o momento presente
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   

 

©iStock.com/Portishead1Costumo pensar que o trabalho do jornalista é especial, pois em cada pauta há um novo aprendizado. Foi através de uma entrevista para a revista Bens&Serviços, publicação da Fecomércio-RS editada pela Temática, que conheci o mindfulness. Segundo a mestra em neurociência Caroline Baldasso a prática consiste em exercitar a capacidade de manter o foco da mente no agora. Inspirada nas meditações budistas, a prática usa a respiração como âncora para nos trazer para o presente e estabilizar nosso estado mental.

Quando alguns dos âmbitos de nossas vidas estão tumultuados e as questões pessoais se tornam difíceis de lidar, fica complicado equilibrar as demais áreas. Além disso, a pressão para manter tudo no lugar pode dificultar a nossa concentração. O trabalho de conclusão de curso, a formatura cada vez mais próxima e algumas outras questões pessoais chegaram todas juntas em minha vida. Ficou difícil conciliar tudo sem se preocupar demais. Pensar muito sobre o futuro me fez ter alguns problemas relacionados à ansiedade, o que afetou algumas áreas da minha vida, inclusive no meu estágio. Através dos ensinamentos do mindfulness eu venho trabalhando para lidar melhor com as preocupações e conseguir focar nas atividades diárias e, principalmente, no presente.

Com exercícios simples e fáceis, é possível estimular nossa atenção nas atividades essenciais do presente. Durante uma caminhada –  que pode ser o trajeto que você percorre até a faculdade ou até o trabalho – é possível fazer um desses exercícios. Enquanto anda, concentre sua atenção no seu corpo, como na sensação dos pés tocando o chão, depois nas suas mãos, nos aromas ao redor, assim por diante. A ideia é focar relaxadamente no momento presente. Se a mente insistir em divagar para outros assuntos, tente trazê-la novamente para o agora. Outro exercício que pode ser feito em qualquer lugar é atentar-se para sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo dos pulmões, observando por qual das narinas ele está passando, qual a sua temperatura e quais os cheiros que estão ao seu redor. Se a mente se afastar do momento, traga-a calmamente para a prática.

O interessante do mindfulness é que os exercícios não são complexos e podem ser realizados em casa, no trabalho, na rua e em qualquer outro lugar. Essas atividades estimulam o relaxamento da mente e, consequentemente, do corpo. Através delas conseguimos descansar nossa consciência e dar espaço para as demandas mais urgentes, em vez de ficarmos pensando demais no longo prazo. Refletir sobre o nosso futuro é importante, mas pensar tanto no amanhã a ponto de perder o foco no presente não é saudável. Precisamos sempre buscar um equilíbrio para os nossos pensamentos.

Laís Albuquerque, estagiária de Jornalismo (Temática)

Tags: mindufulness, foco, trabalho


 
Arquivos
› Todos os posts
› 2019
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade, stories, ferramentas de voz, vídeos, influenciadores, humanização, Job sharing, Unilever Brasil, Whole Foods, Salesforce, Deutsche Bank, startup, unicórnio, aceleradora, capital, Sebrae, Trabalho remoto, flexibilidade, home-office, capitalismo consciente, John Mackey, Raj Sisodia, sustentabilidade, bem-estar social, valor compartilhado, empresas humanizadas, economia circular, logística reversa, reciclagem, meio ambiente, pegada ecológica
 
Direto da redação
29.08.2019
14º Encontro Aberje coloca a comunicação digital em pauta
27.08.2019
Temática participa da 42ª Expointer
13.08.2019
Alimentação fora do lar cresce no Brasil
08.08.2019
Fronteiras do Pensamento recebe médico congolês
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br