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Blog - 19.04.2018
O sono é sagrado
                                       
 
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Uma boa noite de sono ajuda a memória, o aprendizado e o nosso humor. A ciência vem estudando a importância do sono, a relação dele com a memória e o que ocorre com quem é privado de sono. Aqui vão mais algumas informações interessantes sobre o tema:

1. Lembrar só o importante e esquecer o desnecessário

Nos últimos anos, descobriu-se que durante as horas na cama se desenvolvem processos que fixam as memórias. Segundo um estudo recente, esquecer o inútil é necessário para lembrar o que é importante. Assim, dormir serviria para esquecer quase tudo, deixando apenas as memórias fixadas nas sinapses mais fortes. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicada no El País, um ciclo completo de sono, de mais de 90 minutos, ajuda a fortalecer memórias adquiridas recentemente. Na reportagem, é possível ler também sobre como a falta de sono favorece a aparição de falsas lembranças. 

2. Sono perdido

De acordo com Monica Andersen, professora da Unifesp e diretora do Instituto do Sono, o sono nunca é reposto. Ela cita uma pesquisa realizada no passado – e que não poderia ser repetida hoje em dia, por entrar em confronto com a ética – em que um jovem foi privado de sono por 11 noites. Ao final desse período, foi liberado que ele dormisse, e ele o fez por 15 horas na primeira noite. Entretanto, descansou apenas duas horas a mais que o normal nas duas noites subsequentes. De acordo com o senso comum, poderíamos imaginar que ele fosse compensar muito mais horas.

3. Dormir tarde faz mal?

Um estudo realizado no Reino Unido aponta que aqueles que dormem muito tarde tinham tendência a ter o risco de morte ampliado em 10% em comparação com quem dorme cedo. Publicada na revista Chronobiology International, a pesquisa acompanhou 430 mil pessoas entre 38 e 73 anos ao longo de seis anos e meio. Os participantes que dormiam tarde possuíam ou desenvolveram doenças como diabetes e distúrbios psicológicos, neurológicos e gastrointestinais. Os problemas de saúde que estão ligados a dormir tarde podem ser resultantes de um descompasso entre o relógio biológico e as atividades do cotidiano, como trabalhar e comer. 

4. Para dormir melhor

Se você sofre de insônia, confira as dicas do neurologista Geraldo Rizzo, especialista em sono, no vídeo que fizemos para a Revista Bens & Serviços, publicação mensal da Fecomércio-RS.

Laura Schenkeljornalista (Temática)


 
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