Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 15.05.2019
Job sharing – compartilhando o trabalho
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   

 

Crédito: Divulgação/Unilever BrasilUm bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é uma parte cada vez mais importante das estratégias de retenção de talentos. De acordo com estudo publicado na Harvard Business Review, funcionários que trabalham menos horas tendem a ser mais produtivos do que os que trabalham por mais tempo.

Dentro da tendência de flexibilidade nos horários de trabalho está o job sharing. O modelo permite dividir cargos de responsabilidade entre duas pessoas que trabalham em tempo parcial para preencher uma posição em tempo integral, que serve para funcionários que não querem ou não podem trabalhar uma jornada completa, por exemplo. Suíça, Reino Unido, Alemanha e Austrália são países onde a prática é adotada com mais frequência. 

Em abril, foi divulgado um exemplo nacional do modelo. Na Unilever Brasil, Carolina Mazziero e Liana Fecarotta compartilham a diretoria do setor de RH desde o mês passado. Carolina estava prestes a voltar de licença-maternidade do segundo filho, enquanto Liana tem dois filhos, de 5 e 2 anos. A ideia surgiu a partir de uma conversa entre elas.

As duas passaram a trabalhar três dias por semana. De acordo com a empresa, os planos estratégicos serão desenvolvidos em conjunto. Durante dois dias na semana, ambas estão no escritório ao mesmo tempo e nas sextas, elas estão de folga.

O principal objetivo do projeto piloto é permitir a conciliação de uma carreira ativa com prioridades pessoais dos colaboradores. De acordo com Luciana Paganato, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever Brasil e líder direta das duas profissionais, promover a inovação no modelo de gestão de recursos humanos permite atrair e reter talentos em um mercado de trabalho em transformação.

Possíveis formatos 

O modelo se adapta às necessidades e tem combinações distintas em outras organizações. As horas de trabalho podem ser divididas 50% para cada colaborador ou mesmo 60% para um e 40% para outo. Há casos, por exemplo, em que os dois funcionários nunca se veem.

Todos os formatos têm em comum o benefício da flexibilidade do trabalho. Os profissionais podem trabalhar em meio período sabendo que, quando não estão trabalhando, outra pessoa estará em seu lugar. E quem compartilha o cargo sabe que pode facilmente trocar um turno com o seu par.

Se ambos os colaboradores estiverem igualmente comprometidos, o resultado é bom tanto para eles quanto para a empresa. Entretanto, se um deles estiver sobrecarregado, pode trazer prejuízos tanto para os funcionários quanto para o empregador.

No cenário de job sharing, são mais comuns CEOs que compartilham a tarefa de liderar uma companhia. Isso ocorre na rede de restaurantes Chipotle, dos EUA, do Whole Foods, da Salesforce e do Deutsche Bank. Outro modelo é o da Samsung, que tem três presidentes que dividem o cargo

Laura Schenkeljornalista (Temática)

Tags: Job sharing, Unilever Brasil, Whole Foods, Salesforce, Deutsche Bank


 
Arquivos
› Todos os posts
› 2019
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade, stories, ferramentas de voz, vídeos, influenciadores, humanização, Job sharing, Unilever Brasil, Whole Foods, Salesforce, Deutsche Bank, startup, unicórnio, aceleradora, capital, Sebrae, Trabalho remoto, flexibilidade, home-office, capitalismo consciente, John Mackey, Raj Sisodia, sustentabilidade, bem-estar social, valor compartilhado, empresas humanizadas
 
Direto da redação
12.07.2019
Confira as atrações da 38ª ExpoAgas
09.07.2019
Prorrogado o ingresso de pequenas empresas no eSocial
03.07.2019
Tendências de marketing de conteúdo
14.06.2019
Amostra Grátis destaca papel tecnológico na gestão de pessoas
 
Quantos livros sobre negócios você leu em 2018?
1 a 3
Até 5
5 a 10
Mais que 10
Não costumo fazer leituras sobre este assunto
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br