Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 28.07.2016
Informação demais adoece
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

DivulgaçãoComo bem dizia o estudioso suíço Claude Raffestin, no livro Por uma Geografia de poder; “quem detém a informação, detém o poder”. Em muitos momentos da História da humanidade, essa premissa regeu comportamentos, como na proibição da impressão de livros no Brasil, em meados de 1800, e na restrição à educação escolar, por muito tempo disponibilizada apenas aos homens, garantindo que o conhecimento durante séculos se concentrasse nos mais ricos e poderosos. A Igreja chegou a perseguir escritores e confiscar publicações que “atentavam contra a moral e os bons costumes”. Na política, o Ato Institucional número 5 (AI 5), instituído em 13 de dezembro de 1968, reforçou a censura, inclusive contra a imprensa e movimentos culturais.     

Na era da informação e do conhecimento, em que estamos vivemos, houve uma certa popularização de conteúdos que ultrapassa os meios tradicionais de acesso (rádio, TV e impressos). Com a internet, ampliaram-se as fontes de informação (por meio de portais, sites, blogs e mídias sociais), possibilitando uma certa convergência entre os meios de comunicação (com o uso de celulares e smartTVs, por exemplo). Essa quantidade incalculável de metadados, gerados e consumidos diariamente por diferentes gerações, está aumentando o risco de adoecimento da população.

Explico: no livro Ansiedade – Como enfrentar o mal do século, o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury chama a atenção para esse bombardeamento de informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Se pensar é importante e com consciência crítica é melhor ainda, ele alerta que usar o cérebro para isto de forma excessiva é “uma bomba para a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo”. Na concepção dele, este ato contínuo está gerando a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), que deixa as pessoas muito hiperativas, tornando-as incapazes de descansar a mente até mesmo em uma noite de sono. Como consequência disso, surgem dores de cabeça e musculares, pessoas irritadiças e que sofrem por antecipação, possuindo déficit de concentração e de memória.  

Esse excesso de informações, segundo ele, faz com que o cérebro não consiga processar ao longo do dia tudo o que foi absorvido dos mais diferentes meios. A checagem, no entanto, acontece muitas vezes em um momento de parada, o que, conforme o especialista, explica situações de insônia, por exemplo. Mudar hábitos, trabalhar menos, selecionar mais os conteúdos consumidos e dedicar mais tempo para o seu eu são algumas dicas de Cury para vencer a SPA. A continuação da obra, lançada nesse mês de julho, promete surpresas. Em Ansiedade 2 – Autocontrole, o escritor conta como aplicou técnicas para o autocontrole em sua rotina. Segundo ele, ansiedade e estresse são essenciais para a vida, mas, como tudo, precisam ser dosados. Até que ponto vale a pena deter o poder?

Saiba mais

Uma das principais atrações da 35ª ExpoAgas será a palestra magna Ansiedade – Como enfrentar o mal do século com o médico Augusto Cury. A atividade acontecerá no dia 23/08, às 10h, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre (AV. Assis Brasil, 8787). “Temos que mudar nosso estilo de vida, gerir melhor as emoções, adotando postura crítica diante desse estado. Precisamos duvidar das ideias perturbadoras, determinando a liderança do 'eu' como autor da própria história", adianta o palestrante. O evento integra a programação da Convenção Gaúcha de Supermercados, que começa em 23/08 e segue até o dia 25 do mesmo mês, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). A promoção é da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), cliente da Temática!

 

Cláudia Boff, jornalista (Temática)

Tags: ansiedade, informação, poder, SPA


Registros 1 a 1 de 1
‹‹ Primeira    ‹ Anterior   Próxima ›   Última ››
 
Arquivos
› Todos os posts
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade
 
Direto da redação
05.12.2018
Fecomércio-RS apresenta projeções econômicas para 2019
04.12.2018
Fiergs projeta economia brasileira em 2019
26.11.2018
Premiações de comunicação e design em destaque pelo país
22.11.2018
Festival promove mais de 450 atividades na capital
 
Trabalhe Conosco
Quantos livros sobre negócios você leu em 2018?
1 a 3
Até 5
5 a 10
Mais que 10
Não costumo fazer leituras sobre este assunto
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br