Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 26.05.2017
Viver para fazer a diferença
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

O novo livro do filósofo Mario Sergio Cortella Viver em paz para morrer em paz ©iStock.com/Ipopbapropõe uma reflexão sobre a nossa existência. Em meio ao corre-corre diário, fica cada vez mais difícil encontrar tempo para parar, descansar, relaxar, conversar ou simplesmente curtir as coisas simples da vida. Diante desta provocação, o autor propõe as seguintes indagações: “Se você morresse hoje, que falta faria? Será que estou fazendo a diferença no mundo?” Nas palavras do próprio pensador “viver em paz não é se ver sem problema, encrenca ou dificuldade. É ter a certeza de que não se está vivendo de forma morna!”.

A especialista em Gestão Empresarial Valéria Borges da Silveira considera que há significado nas coisas que fazemos, mas é preciso alcançar a satisfação pessoal. Essa espécie de retorno combina dois fatores: o reconhecimento por um trabalho realizado, além da remuneração. No entanto, a repetição de tarefas faz com que as atividades sejam exercidas de maneira mecânica, perdendo-se aos poucos a motivação de dar e mostrar o seu melhor. Segundo ela, esse é um dos principais motivos da frustação no trabalho, onde os colaboradores se sentem descartáveis e perdem o sentido de se manterem em determinada função.

Por outro lado, estimular atitudes que gerem uma sensação de progresso e crescimento ajudam a vencer os obstáculos e barreiras que surgem ao longo da carreira. Desafie seus colaboradores a sugerir ações que possam trazer melhorias no seu ambiente de trabalho. Oportunize-os a vivenciar novas experiências, tornando-os multiplicadores. Quando há satisfação naquilo que se faz, o colaborador trabalha melhor, rendendo mais.

Para obter sucesso na carreira, conforme Valéria, é fundamental o autoconhecimento. Assim, os colaboradores se tornam aliados no planejamento, inclusive com comprometimento e foco. Para ir além, os gestores devem estar dispostos a desenvolver habilidades e aprimorar competências, além de saberem delegar. Aumentando a autoconfiança da equipe, pode-se chegar a melhores resultados, inclusive nas metas. 

Não esqueça, porém, de buscar o equilíbrio na vida pessoal. Para Cortella, cada pessoa é aquilo que faz, relaciona e convive com outros. “Afinal de contas, o que vale na vida é ser importante”, afirma. Por isso, busque uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos, encontre tempo para o lazer, se cuidar e fazer o que gosta, além de estar presente na vida daqueles que ama.  “Saiba como fazer e com prazer, para aí sim fazer a diferença”, ensina Valéria. 

Cláudia Boff, Jornalista (Temática)

Tags: autoconhecimento, reconhecimento, carreira


Registros 1 a 1 de 1
‹‹ Primeira    ‹ Anterior   Próxima ›   Última ››
 
Arquivos
› Todos os posts
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade
 
Direto da redação
05.12.2018
Fecomércio-RS apresenta projeções econômicas para 2019
04.12.2018
Fiergs projeta economia brasileira em 2019
26.11.2018
Premiações de comunicação e design em destaque pelo país
22.11.2018
Festival promove mais de 450 atividades na capital
 
Trabalhe Conosco
Quantos livros sobre negócios você leu em 2018?
1 a 3
Até 5
5 a 10
Mais que 10
Não costumo fazer leituras sobre este assunto
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br