Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 11.08.2016
Qual o problema que a sua empresa resolve?
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

©iStock.com/phototechnoCom uma equipe de 57 funcionários, o WhatsApp está desbancando gigantes da telefonia, causando a elas a perda de milhões de usuários e bilhões de dólares. O Uber tem 53 funcionários, sete anos de atuação e seu serviço é melhor avaliado do que o dos táxis. Sem comprar um saco de cimento, com pouco mais de 15 funcionários no Brasil, o site Airbnb virou a maior rede de hospedagem do mundo em número de quartos, roubando grande parte da clientela da rede hoteleira.  

Por que esses pequenos empreendimentos estão crescendo e tomando mercado rapidamente? Porque focam em nichos promissores e descobriram um propósito para inovar. Nas iniciativas exitosas citadas acima, seus idealizadores descobriram que as pessoas estão dispostas a mudar e a experimentar o novo. E nenhuma delas ganhou seu espaço utilizando grandes verbas publicitárias, pelo contrário: apostaram em economia compartilhada e na valorização das conexões espontâneas. Quem encontra o seu propósito também tem mais facilidade em atrair talentos, porque é exatamente isso o que os jovens buscam no trabalho atualmente. 

Gustavo Caetano é o CEO da Samba Tech, a maior plataforma de vídeos da América Latina, com mais de 500 clientes em oito países. No ano passado, sua empresa cresceu 180%, e em 2016 deverá crescer 120%. Ele esteve na conferência Brasil em Código, da GS1 Brasil, em São Paulo, quando questionou os empresários presentes: “Qual o problema que as suas empresas resolvem? Algumas estão preocupadas em resolver os mesmos problemas de 50 anos atrás. Continuam com os velhos processos e modus operandi porque sempre se fez assim”.  

Na receita dele, a chave para o sucesso empresarial reside em atender a um ou mais dos três propósitos a seguir: melhorar a vida das pessoas, arrumar algo que está errado ou prevenir que algo bom desapareça. “Esteja disposto a falhar testando a sua ideia, mas mantenha uma lógica de agilidade”, aconselha. Outra dica do inovador, mesmo para as grandes corporações, é ter cabeça de empresa pequena: não tente ser o melhor em tudo, crie um ecossistema em volta do seu negócio, de modo que outras empresas colaborem com a sua ideia. Inovação é simplificação, e não complexidade. 

Diego Castro, jornalista (Temática)

Tags: inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa


Registros 1 a 1 de 1
‹‹ Primeira    ‹ Anterior   Próxima ›   Última ››
 
Arquivos
› Todos os posts
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade
 
Direto da redação
05.12.2018
Fecomércio-RS apresenta projeções econômicas para 2019
04.12.2018
Fiergs projeta economia brasileira em 2019
26.11.2018
Premiações de comunicação e design em destaque pelo país
22.11.2018
Festival promove mais de 450 atividades na capital
 
Trabalhe Conosco
Quantos livros sobre negócios você leu em 2018?
1 a 3
Até 5
5 a 10
Mais que 10
Não costumo fazer leituras sobre este assunto
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br