 Blog - 18.01.2018
O outro lado do engajamento
Um artigo publicado na revista Harvard Business Review pelos pesquisadores Lewis Garrad e Tomas Chamorro-Premuzic fornece uma visão distinta do que costumamos ler sobre engajamento dos funcionários. Em geral, as maiores pontuações em termos de envolvimento dos colaboradores estão correlacionadas com o aumento do bem-estar, do desempenho e da retenção dos funcionários. No entanto, se verificou que essa característica nem sempre está atrelada a um melhor desempenho.
De acordo com os autores, existem desvantagens para o alto envolvimento dos colaboradores. Uma delas é que os funcionários mais engajados muitas vezes estão pensando em ideias inovadoras e é provável que estejam satisfeitos com o forma que a empresa desenvolve o seu trabalho, o que levaria esses trabalhadores mais envolvidos e satisfeitos a não desafiarem o status quo. A complacência pode atingir a performance da empresa a longo prazo.
Outro ponto negativo é a facilidade para os colaboradores com alto engajamento se envolverem de tal forma no seu trabalho que deixem de se preocupar com outros (importantes!) aspectos de suas vidas. De acordo com estudos, esse tipo de funcionário tende a ter interferências da vida profissional sobre a familiar com mais freqüência e podem acabar prejudicando sua própria saúde, aspectos que a longo prazo também podem prejudicar a empresa.
Laura Schenkel, jornalista
Tags:
engajamento, trabalho, desempenho, envolvimento
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