Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 25.01.2019
Algumas tendências em comunicação e marketing
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

©iStock.com/BymuratdenizAs áreas de comunicação e marketing vivem em constante transformação. Não bastasse a correria diária em que os profissionais se mantêm, em função de metas e prazos, é preciso estar atentos às mudanças instantâneas do mercado – diante das inovações tecnológicas, que pedem conteúdos em diferentes plataformas.

A preocupação com a informação, em meio a tantas fontes disponíveis – grande parte delas sem a checagem necessária, fazendo crescer a quantidade de fake news – deve permanecer incólume, seguindo os ditames do jornalismo. Mesmo que não se tenha tempo hábil para incluir algo inédito, pode-se trabalhar o fato de forma criativa, com o uso de recursos multimídia.

Especialistas indicam que a qualidade deve ser o foco central de qualquer trabalho. No caso das redes sociais, ela deve sobressair à frequência de postagens semanais. Apontada como uma das grandes tendências em comunicação e marketing para 2019, ela deve motivar a busca de ações inovadoras, com o uso principalmente de vídeos.

A utilização de ferramentas de voz é outra novidade que está em alta e deve acompanhar o crescimento do número dos novos consumidores. Embora não sejam nativos digitais, os millennians (nascidos entre a década de 80 e o começo dos anos 2000) estão imersos nas novas tecnologias, usando o microfone para buscas na internet, conversar pelo Whatsapp e esclarecer dúvidas com ferramentas de inteligência artificial. Na mesma direção, aumenta o consumo de textos em áudios, tanto em sites e blogs como em audiobooks.

A publicação de fotos e vídeos rápidos, que podem ser editados, mas sem filtros, também ganha gosto dos usuários das mídias sociais. Conhecidos como Stories, eles só podem ser vistos por um período curto de 24 horas, aumentando a visibilidade de páginas e perfis em até 300 vezes aos finais de semana. Cria-se a ilusão de que alguém comum pode virar celebridade em pouco tempo, incentivando-se a produção de conteúdos em ampla escala que é rapidamente descartada, com exceção de alguns destaques que já podem ser salvos. 

Novas oportunidades também se abrem para quem consegue atrair centenas de seguidores, com conteúdos diferenciados. O marketing de influência é uma outra realidade que não tem mais fronteiras. Trabalhar com influenciadores ou até mesmo embaixadores da marca pode render uma boa audiência para uma campanha, ação ou marca. Enfim, quase tudo pode ser feito hoje com o auxílio de mídias online e offline, basta traçar as estratégicas certas para atingir o público-alvo requerido.

Antes de investir tempo e recursos, porém, lembre-se que as pessoas ainda buscam uma empresa real, que possui propósito e autenticidade acima de tudo. Isso nem sempre requer uma produção exclusiva, podendo-se usar imagens reais de quem faz a organização acontecer. Dessa forma, valorizam-se também os talentos, possibiliando a humanização do negócio.

Cláudia Boff, jornalista (Temática)

Tags: comunicação, marketing, stories, ferramentas de voz, vídeos, influenciadores, humanização


Blog - 20.07.2018
Comunicação para colaborar com sonhos
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

O voluntariado é uma das atividades que mais ganha admiradores e reconhecimento atualmente. Considerado como diferencial dentro do mercado de trabalho e um “capital” subestimado para as empresas, faz parte do dia a dia de entidades, seja em processos seletivos ou na prestação de diversos serviços essenciais à sociedade. Apesar da rotina agitada do profissional de comunicação, adentrar este universo pode ser uma virada de chave na carreira e uma grande mudança de vida.

Acima de tudo, o trabalho voluntário certo para o profissional é tão importante quanto a decisão de praticar o mesmo. Encontrar um serviço que esteja de acordo com sua personalidade e valores é o que leva ao desejo e empenho para contribuir, onde quer que esteja. Também é necessário organização para saber quanto tempo é possível dedicar, pois realizar trabalho voluntário é, antes de mais nada, o comprometimento com o próximo. O investimento de tempo para causas sociais é um dos maiores recursos que o ser humano pode obter, de valor imensurável. Muitas organizações não possuem os meios para contratar uma empresa que faça um plano de comunicação eficaz, especialmente em tempos de difícil situação econômica no país. Assim, é possível que um profissional da área possa exercer sua função e assim adquirir mais experiência, por exemplo.
 

Como colaborador da organização Parceiros Voluntários, dentro do Projeto Tribos, pude contribuir para a criação de conteúdos em escolas e vivenciei a melhora da autoestima e confiança de crianças e adolescentes. Através de ações simples como gravar histórias contadas pelos alunos, foi plantada a inspiração para que eles procurassem atividades de rádio (podcasts) e postagens sobre suas rotinas nas redes sociais. Iniciativas assim influenciam o ambiente educacional e o aprendizado dos estudantes, possibilitando mudanças positivas para todos.Divulgação/ONG Parceiros Voluntários

Além disso, é uma excelente maneira de encontrar novas oportunidades no mercado e enriquecer o currículo. O desafio de testar suas habilidades em uma área diferente, voltada para o terceiro setor, também são grandes recompensas de um voluntariado. Descobrir novos gostos e hobbies pode ser um grande acréscimo aos momentos de lazer, e conhecer pessoas diferentes é capaz de abrir portas através do networking.

O cultivo dessas relações também impacta a sociedade e acompanha esse processo, levando felicidade tanto para quem contribui quanto quem recebe. Participe de um trabalho voluntário, doe o esforço e tempo que puder! Leia aqui sobre os benefícios do voluntariado e informações relacionadas à atividade no Brasil.

Diego Rodriguesestagiário em Jornalismo (Temática)

Tags: Comprometimento, doação, comunicação, marketing, redes sociais


Registros 1 a 2 de 2
‹‹ Primeira    ‹ Anterior   Próxima ›   Última ››
 
Arquivos
› Todos os posts
› 2019
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade, stories, ferramentas de voz, vídeos, influenciadores, humanização
 
Direto da redação
18.04.2019
Evento online e gratuito debate a transformação digital
09.04.2019
Vacina contra a gripe começa amanhã
04.04.2019
Porto Alegre sedia evento sobre sustentabilidade
01.04.2019
Começa hoje a Innovation Week
 
Acesso ao nosso informativo
Quantos livros sobre negócios você leu em 2018?
1 a 3
Até 5
5 a 10
Mais que 10
Não costumo fazer leituras sobre este assunto
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br