Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 10.02.2017
Comunicação: cada vez mais tecnológica
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e vem mudando a©iStock.com/Kerem Yucel forma como elas interagem, seja no trabalho ou em suas relações particulares. Se por um lado ganhamos em agilidade na comunicação de dados, por meio da disseminação de informações em portais de conteúdo, nas redes sociais e em outros meios, que utilizam diferentes plataformas, estamos perdendo o convívio real e mais humano – do tipo olho no olho – que pressupõe contato visual, conversa e trocas até mesmo com quem está próximo. A norte-americana Singularity University define esse momento que passamos como a passagem de um mundo linear e local para outro exponencial e global. A geração dos millenniuns, da qual fazem parte os nativos digitais, é um exemplo típico dessa comunicação mais tecnológica. Acostumados desde cedo a acessarem smartphones, TVs smart e outras tecnologias, eles pensam e agem como se estivessem conectados 24 horas por dia. Há casos de crianças e jovens que se comportam como viciados, demonstrando apatia ao vivenciar experiências fora desse ambiente virtual – como se estivessem em um universo particular. Essa realidade faz com que tenhamos que mudar a forma de pensar a comunicação, incorporando formatos mais tecnológicos, instantâneos e interativos, que chamem a atenção desse público. Independentemente do leitor, vale ressaltar a importância da veracidade das informações, por meio da checagem de dados e de fontes confiáveis.

Estudos, como o Future 100 – Tendências e mudanças a considerar em 2017, realizado pela J. Walter Thompson, indicam o uso de novas tecnologias, como a realidade aumentada, análises de Big Data, visualização de mídias em dispositivos móveis e transmissões instantâneas como tendências em plena expansão, impulsionadas por um futuro de grande criatividade e de poder dos consumidores. O diretor executivo do TOTVS Labs, Vicente Goetten, também prevê um crescimento exponencial de produtos e serviços com novidades tecnológicas. Segundo ele, nos próximos 12 meses se deve gastar menos com o uso de inteligência artificial, impressão 3D, realidades virtual e aumentada, entre outras.

Até 2020, Goetten acredita que mais de 3 bilhões de novos usuários devem estar conectados à internet. Da mesma forma, diversas empresas criarão ofertas de interação entre pessoas e coisas jamais pensadas antes por meio do compartilhamento. Em 2017, conforme ele, veremos cada vez mais empresas buscando uma cultura digital. Com isso, surgirá uma maior necessidade de experiência e interação em rede, para que se possa sanar dúvidas, procurar informações ou fazer suas reclamações virtualmente.

Diante de tantas inovações, será preciso saber comunicar uma nova proposta de valor. É nesta combinação de dados com qualidade e inteligência que as empresas deverão concentrar seus esforços para coletar, agregar, correlacionar e interpretar dados e, com isso, conquistar e fidelizar consumidores, sejam eles nativos digitais ou de gerações anteriores. Não esqueça de adaptar a sua comunicação às diferentes plataformas, mantendo um canal vivo e eficiente com clientes internos e externos, fazendo com que a sua empresa se diferencie e seja única no mercado!

Cláudia Boff, Jornalista (Temática)

Tags: comunicação, tecnologia, tendências, millenniuns


Registros 1 a 1 de 1
‹‹ Primeira    ‹ Anterior   Próxima ›   Última ››
 
Arquivos
› Todos os posts
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade
 
Direto da redação
05.12.2018
Fecomércio-RS apresenta projeções econômicas para 2019
04.12.2018
Fiergs projeta economia brasileira em 2019
26.11.2018
Premiações de comunicação e design em destaque pelo país
22.11.2018
Festival promove mais de 450 atividades na capital
 
Trabalhe Conosco
Quantos livros sobre negócios você leu em 2018?
1 a 3
Até 5
5 a 10
Mais que 10
Não costumo fazer leituras sobre este assunto
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br