Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 06.12.2016
Adeus velhos hábitos, feliz novos propósitos
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

©iStock.com/RasicaCoincidência ou não, chegamos a mais um final de ano que nos remete à reflexão, abalados pela tragédia que matou 71 pessoas, na semana passada. O acidente aéreo com a delegação da Chapecoense envolveu jogadores, dirigentes e integrantes da comissão técnica do time de futebol de Santa Catarina, tripulantes do avião e profissionais da imprensa em Medelín, na Colômbia. Além de acabar com os sonhos de uma equipe tão cheia de futuro, o ocorrido representou uma segunda chance para seis sobreviventes. Lições de solidariedade, apoio, respeito e amor ao próximo – entre homenagens feitas por times, torcedores, familiares, colombianos e pessoas comuns do mundo todo – mostram que a vida vale a pena e que cada momento deve ser aproveitado ao máximo. De tudo que passamos, ficam os aprendizados. E a cada novo dia ressurge a esperança, de que podemos recomeçar, tornando-nos pessoas melhores.

Há poucos dias de fecharmos 2016, é chegada a hora de rever o que de fato fizemos nesse ano. Será que valeu a pena? E o que queremos para o Ano Novo? Perguntas como essas podem ser respondidas por qualquer pessoa em um processo de planejamento estratégico. O consultor Antônio Napole, da Kaiser Associates, diz que é importante não misturar planos pessoais com a vida profissional. "Pense primeiro nas coisas que quer fazer dentro do seu ciclo biológico para depois planejar as metas do seu negócio ou trabalho", ensina.

Depois disso, segundo ele, deve-se reunir as pessoas que fazem a sua empresa acontecer. É recomendável que elas saiam do ambiente de trabalho e reúnam-se em local isolado, sem interrupções. "Descubram a razão de ser da empresa e o que se quer atingir, verificando o que é necessário para chegar a esse sonho para o futuro", descreve. Em seguida, recomenda-se pensar naquilo que é impedimento para se atingir esse estado, buscando causas e obstáculos para alcançá-lo.

Por fim, é chegada a hora de elencar como se pretende resolver cada dificuldade. "Coloque no papel as ações, com metas e prazos, citando os responsáveis, assim como os recursos disponíveis", afirma. O período para rever os seus planos e até mesmo mudar de rota, conforme o especialista, dependerá do ciclo de cada pessoa ou empresa. “Planejar é pensar de forma sistêmica”, reforça Napole. Mesmo diante das intempéries, o principal conselho dele é seguir em frente, ajustando-se a cada mudança de cenário, afinal “muito do caminho se aprende caminhando.”

Cláudia Boff, Jornalista (Temática)

Tags: planejamento, empresa, metas, trabalho


Registros 1 a 1 de 1
‹‹ Primeira    ‹ Anterior   Próxima ›   Última ››
 
Arquivos
› Todos os posts
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade
 
Direto da redação
05.12.2018
Fecomércio-RS apresenta projeções econômicas para 2019
04.12.2018
Fiergs projeta economia brasileira em 2019
26.11.2018
Premiações de comunicação e design em destaque pelo país
22.11.2018
Festival promove mais de 450 atividades na capital
 
Trabalhe Conosco
Quantos livros sobre negócios você leu em 2018?
1 a 3
Até 5
5 a 10
Mais que 10
Não costumo fazer leituras sobre este assunto
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br