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Blog - 25.01.2019
Algumas tendências em comunicação e marketing
                                       
 
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©iStock.com/BymuratdenizAs áreas de comunicação e marketing vivem em constante transformação. Não bastasse a correria diária em que os profissionais se mantêm, em função de metas e prazos, é preciso estar atentos às mudanças instantâneas do mercado – diante das inovações tecnológicas, que pedem conteúdos em diferentes plataformas.

A preocupação com a informação, em meio a tantas fontes disponíveis – grande parte delas sem a checagem necessária, fazendo crescer a quantidade de fake news – deve permanecer incólume, seguindo os ditames do jornalismo. Mesmo que não se tenha tempo hábil para incluir algo inédito, pode-se trabalhar o fato de forma criativa, com o uso de recursos multimídia.

Especialistas indicam que a qualidade deve ser o foco central de qualquer trabalho. No caso das redes sociais, ela deve sobressair à frequência de postagens semanais. Apontada como uma das grandes tendências em comunicação e marketing para 2019, ela deve motivar a busca de ações inovadoras, com o uso principalmente de vídeos.

A utilização de ferramentas de voz é outra novidade que está em alta e deve acompanhar o crescimento do número dos novos consumidores. Embora não sejam nativos digitais, os millennians (nascidos entre a década de 80 e o começo dos anos 2000) estão imersos nas novas tecnologias, usando o microfone para buscas na internet, conversar pelo Whatsapp e esclarecer dúvidas com ferramentas de inteligência artificial. Na mesma direção, aumenta o consumo de textos em áudios, tanto em sites e blogs como em audiobooks.

A publicação de fotos e vídeos rápidos, que podem ser editados, mas sem filtros, também ganha gosto dos usuários das mídias sociais. Conhecidos como Stories, eles só podem ser vistos por um período curto de 24 horas, aumentando a visibilidade de páginas e perfis em até 300 vezes aos finais de semana. Cria-se a ilusão de que alguém comum pode virar celebridade em pouco tempo, incentivando-se a produção de conteúdos em ampla escala que é rapidamente descartada, com exceção de alguns destaques que já podem ser salvos. 

Novas oportunidades também se abrem para quem consegue atrair centenas de seguidores, com conteúdos diferenciados. O marketing de influência é uma outra realidade que não tem mais fronteiras. Trabalhar com influenciadores ou até mesmo embaixadores da marca pode render uma boa audiência para uma campanha, ação ou marca. Enfim, quase tudo pode ser feito hoje com o auxílio de mídias online e offline, basta traçar as estratégicas certas para atingir o público-alvo requerido.

Antes de investir tempo e recursos, porém, lembre-se que as pessoas ainda buscam uma empresa real, que possui propósito e autenticidade acima de tudo. Isso nem sempre requer uma produção exclusiva, podendo-se usar imagens reais de quem faz a organização acontecer. Dessa forma, valorizam-se também os talentos, possibiliando a humanização do negócio.

Cláudia Boff, jornalista (Temática)

Tags: comunicação, marketing, stories, ferramentas de voz, vídeos, influenciadores, humanização


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