Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Blog - 31.03.2020
Dicas para um home office produtivo em época de pandemia
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

Os números de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) têm aumentado rapidamente no mundo e no Brasil, e o distanciamento social é um dos fatores que pode auxiliar na desaceleração da disseminação do vírus. Por isso, de acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA), 43% das empresas brasileiras adotaram o home office como prevenção da saúde e bem-estar dos seus funcionários nesta época de pandemia.


De acordo com Gabriel Tosto, Head de Canais e Vendas da TeamViewer América Latina, os benefícios do home office são diversos: aumento nos índices de rendimento com salto significativo nos coeficientes de produtividade, redução de estresse, diminuição de turnover e de custos para empresas e trabalhadores remotos. Ainda, segundo um estudo da Global Reward Solutions, quase 90% dos colaboradores em trabalho remoto sentem-se mais conectados quando fazem reuniões utilizando ferramentas de videoconferência.

Contudo, o trabalho remoto possui alguns desafios, como horários delimitados, ter um escritório para trabalhar e disciplina para que funcione. Por esse motivo, a equipe da Temática conversou com a professora de Recursos Humanos da Universidade Santo Amaro e especialista em Gestão de Carreiras, Andreia Malanga, sobre dicas e hábitos que o profissional pode adotar para auxiliar na produtividade da rotina no home office.

Como se comportar trabalhando de casa?

Sugiro que o profissional defina uma agenda exatamente igual ao do dia a dia dele. Onde por exemplo, ele está acostumado a acordar às oito horas. Ele permanece na agenda do cotidiano acordando às oito horas. Primeiro, o profissional deve tomar o seu café em família. Depois do café, ele dá início a suas atividades do trabalho de modo remoto acionado pelo computador ou celular. Após, para no horário de almoço e faz a refeição de novo com a família. Aproveita esse momento para conversar, para se atualizar das notícias, mas com um pouco de cuidado para também não exagerar e não ficar paranoico. Então retomar o trabalho dele até o horário que estava acostumado.  

Como manter o foco e a concentração quando se trabalha em casa?

Primeiro, tem que se definir a agenda. Segundo, estabelecer um local de trabalho. É importante que se tenha um local de trabalho específico e isolado. Porque se você não tiver definido o espaço certo, você não consegue se concentrar. Cada um vai ter que respeitar o seu espaço. De preferência, se tiver filho pequeno, fazer a agenda do trabalho no horário que a criança está estudando. Muitas escolas estão usando aula virtual. Então, no momento em que o filho está fazendo a aula virtual, aproveitar para trabalhar também. Porque a hora que ele estiver disponível vai querer fazer uma atividade. Vai querer jogar um joguinho ou querer ter um tipo de interação. Então é importante que o pai e a mãe também revezem. Quando o filho for assistir aula, a mãe vai precisar ligar, desligar e orientar. Nesse momento a mãe não trabalha, o pai trabalha. Depois, o pai faz a atividade com a criança e a mãe vai trabalhar.

Quais os hábitos que podem ajudar a ser mais produtivo trabalhando em casa?

Seguir o cotidiano. Por exemplo, a maior parte das pessoas costuma achar que estar em casa é aquele momento de relaxamento, o sábado e o domingo. Onde você não tem o trabalho. Se você fizer a agenda do sábado e domingo, o seu corpo não vai se adaptar. Então, é de suma importância que de segunda a sexta você faça o ritmo do trabalho. O que você tem que fazer. Manter os horários durante a semana para que o seu corpo entenda que é o horário de tomar café, o horário do almoço, horário do jantar. Durante o horário do trabalho, continuar esse exercício diário, porque, se você flexibilizar, se você trocar um horário de trabalho por uma atividade de lazer, sua concentração do outro horário pode ser não tão produtiva.

Como manter hábitos saudáveis em home office?

Definir uma agenda que contemple: um terço de trabalho, um terço de alimentação, saúde e exercício e um terço de espiritualidade e amigos. Coisas que realmente te façam bem, que te fazem feliz. O lazer também. Assistir um filme, uma peça de teatro, uma ópera. Algo que seja inusitado. A gente está reaprendendo a valorizar coisas importantes na nossa vida. É também uma excelente oportunidade para as pessoas reverem o que elas estão fazendo com elas mesmas. Será que nesse momento, adianta você focar só no trabalho? Será que é isso que vai te fazer feliz? Ou será que tem outros caminhos que vão te trazer muito mais felicidade?

Como as ferramentas digitais disponíveis podem ajudar durante este período?

Estão sendo fundamentais. Sem elas não seria possível tanta conectividade. Acho que o que é mais legal é a sociedade despertar que a tecnologia pode fazer muito mais melhorando a qualidade de vida das pessoas. Na sua interatividade ela é perfeita. O WhatsApp por exemplo. Hoje em dia a tecnologia oferece inúmeras oportunidades de interação, de colaboração. Que facilita o trabalho operacional. Mas nunca a intelectualidade das pessoas. Nunca a tecnologia vai substituir um sentimento, vai corresponder afetivamente com você. Isso nunca vai acontecer. Ela pode até chegar perto, num momento de maior solidão. Como as inteligências artificiais, que tem uma conexão com as pessoas. Mas nunca vai ser o afeto. Que é fundamental naquele um terço da espiritualidade, da conexão entre as pessoas.

Quais desafios os profissionais encontram trabalhando em home office?

É cumprir com a agenda. Nesse primeiro momento até que a situação toda da sua casa entenda que você está trabalhando e que haverá o momento de lazer. Até mesmo você se adaptar. Porque tem o horário da coleta de lixo, tem a lista de compras. A casa passa a ter uma nova dinâmica. O consumo aumenta dentro de casa. Então, as coisas vão se adequando. Mas o caminho é você definir os lugares certos. Aqui é o meu lugar de fazer o exercício físico, o relaxamento e a meditação. Aqui é o meu local de trabalho, local de interação com a família e o local da minha refeição. Estabelecer os locais certos para se organizar melhor.

Como o profissional pode fazer para estabelecer horários de trabalho?

Depende das empresas. Por exemplo, se for o horário comercial, seguir o horário comercial porque ele pode ser acionado a qualquer momento. Na verdade, ao invés dele estar trabalhando numa mesa no espaço da empresa, ele vai estar em casa. Então as pessoas vão acioná-lo no horário que estavam acostumadas. Agora, aquela empresa que definir uma dinâmica diferente, é importante que todos os colaboradores sigam esses novos horários. Então, o que muitas estão fazendo é seguindo o horário comercial mesmo. As que não precisam de horário comercial fazem o pré-agendamento com o uso de recursos tecnológicos via Skype ou Whatsapp, avisam previamente o horário da reunião e as pessoas ficam disponíveis.

Por Mariana Puchalski, estagiária de jornalismo

Tags: home office, produtividade, pandemia, coronavírus, trabalho


Blog - 07.06.2019
Flexibilidade no mundo do trabalho
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

©iStock.com/kupicooTer mais tempo para a vida pessoal, aliando cuidados com saúde e bem-estar, lazer e compromissos com a família, é uma necessidade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas – o que pode parecer paradoxal, em meio a um mercado de trabalho competitivo. No entanto, já é possível encontrar opções mais flexíveis no mundo corporativo. Uma delas é o trabalho remoto, que possibilita a execução de tarefas fora do ambiente convencional das empresas. Também conhecido como teletrabalho, esse novo formato abrange atividades realizadas à distância, facilitadas pelo uso de tecnologia e comunicação. Sua maior diferença é a maneira como as cargas horárias são organizadas, já que metas e obrigações continuam requerendo as mesmas necessidades das demandas estipuladas.

Seja para agilizar processos, aumentar a produtividade ou reduzir gastos, a modalidade tem se adaptado muito bem aos anseios dos millennials. Também conhecidos como geração y, os nascidos entre 1980 e 1990 são pessoas de fácil adaptação, acostumadas a mudanças constantes e com facilidade de aprender, inclusive inovações tecnológicas. Estudos, como o realizado pela Flexjobs, indicam que esta espécie de home-office empresarial cresceu 115% na última década. Dados da The Annual IWG Global Workspace Survey mostram que mais da metade das mais de 15 mil pessoas entrevistadas, em 100 países, já trabalham fora do escritório principal pelo menos 2 dias por semana.

No SXSW Conference & Festivals 2019, realizado em março, no Texas (EUA), Amy Forbes Winebright, gerente global de projetos da Dell, contou que a companhia se adaptou a essa tendência global para não perder talentos. Segundo o executivo, há um grande desafio para preencher as vagas existentes até 2020, pois não há candidatos qualificados suficientemente. A ampliação de oportunidades nesse formato, segundo ele, gerou uma economia de 60 milhões de dólares para a companhia. 

Um dos exemplos bem-sucedidos é o da diretora de Marketing para a América Latina e produtos para datacenter, servidores e networking da empresa, Flávia Valadares, que se sentiu atraída pelo modelo a partir da possibilidade de ficar mais próxima da família. A mineira, que mora há 15 anos em Porto Alegre, possui o mesmo tempo de atuação, passando por vários cargos na Dell. Ela começou parcialmente como remoto e hoje atua quase totalmente nesse modelo, acompanhando de perto suas equipes – mesmo não estando fisicamente presente. A profissional possui uma agenda lotada de reuniões e eventos, em meio a compromissos presenciais e virtuais, com horários variados, adaptáveis ao fuso horário de diferentes países.

Entre os benefícios da nova experiência, ela cita a atração e retenção de talentos, maior produtividade, ampliação da diversidade e inclusão social. Porém, quem se dispõe a trabalhar remotamente precisa vencer alguns desafios. Estar em casa todo tempo pode significar solidão, gerando necessidade de interação e até mesmo a sensação de não pertencer ao grupo. Há ainda o risco de se sentir “esquecido” por seus superiores ou de ter reconhecimento pelas tarefas. A companhia, segundo ela, promove a conexão entre as diversas equipes remotas realizando ao menos um encontro anual para integração de todos. Também possui a plataforma Conexus, para incentivar a troca de mensagens e fotos entre eles.

Para ter excelência nessa prática, o negócio deve estar em uma etapa elevada de disrupção, com ferramentais de TI disponíveis. Também é preciso fomentar a inovação, com tolerância ao erro para que surjam novas ideias, além de incentivar o empreendedorismo corporativo. Mas esse é  um tema para um outro post. “A transformação digital é uma realidade”, reforça Flávia.

Cláudia Boff, Jornalista (Temática) 

Tags: Trabalho remoto, millennials, inovação, flexibilidade, home-office


Blog - 18.01.2018
O outro lado do engajamento
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

Um artigo publicado na revista Harvard Business Review pelos pesquisadores©iStock.com/Gradyreese Lewis Garrad e Tomas Chamorro-Premuzic fornece uma visão distinta do que costumamos ler sobre engajamento dos funcionários. Em geral, as maiores pontuações em termos de envolvimento dos colaboradores estão correlacionadas com o aumento do bem-estar, do desempenho e da retenção dos funcionários. No entanto, se verificou que essa característica nem sempre está atrelada a um melhor desempenho. 

De acordo com os autores, existem desvantagens para o alto envolvimento dos colaboradores. Uma delas é que os funcionários mais engajados muitas vezes estão pensando em ideias inovadoras e é provável que estejam satisfeitos com o forma que a empresa desenvolve o seu trabalho, o que levaria esses trabalhadores mais envolvidos e satisfeitos a não desafiarem o status quo. A complacência pode atingir a performance da empresa a longo prazo. 

Outro ponto negativo é a facilidade para os colaboradores com alto engajamento se envolverem de tal forma no seu trabalho que deixem de se preocupar com outros (importantes!) aspectos de suas vidas. De acordo com estudos, esse tipo de funcionário tende a ter interferências da vida profissional sobre a familiar com mais freqüência e podem acabar prejudicando sua própria saúde, aspectos que a longo prazo também podem prejudicar a empresa. 

Laura Schenkel, jornalista

Tags: engajamento, trabalho, desempenho, envolvimento


Blog - 27.06.2017
Compreendendo o momento presente
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

©iStock.com/Portishead1Costumo pensar que o trabalho do jornalista é especial, pois em cada pauta há um novo aprendizado. Foi através de uma entrevista para a revista Bens&Serviços, publicação da Fecomércio-RS editada pela Temática, que conheci o mindfulness. Segundo a mestra em neurociência Caroline Baldasso a prática consiste em exercitar a capacidade de manter o foco da mente no agora. Inspirada nas meditações budistas, a prática usa a respiração como âncora para nos trazer para o presente e estabilizar nosso estado mental.

Quando alguns dos âmbitos de nossas vidas estão tumultuados e as questões pessoais se tornam difíceis de lidar, fica complicado equilibrar as demais áreas. Além disso, a pressão para manter tudo no lugar pode dificultar a nossa concentração. O trabalho de conclusão de curso, a formatura cada vez mais próxima e algumas outras questões pessoais chegaram todas juntas em minha vida. Ficou difícil conciliar tudo sem se preocupar demais. Pensar muito sobre o futuro me fez ter alguns problemas relacionados à ansiedade, o que afetou algumas áreas da minha vida, inclusive no meu estágio. Através dos ensinamentos do mindfulness eu venho trabalhando para lidar melhor com as preocupações e conseguir focar nas atividades diárias e, principalmente, no presente.

Com exercícios simples e fáceis, é possível estimular nossa atenção nas atividades essenciais do presente. Durante uma caminhada –  que pode ser o trajeto que você percorre até a faculdade ou até o trabalho – é possível fazer um desses exercícios. Enquanto anda, concentre sua atenção no seu corpo, como na sensação dos pés tocando o chão, depois nas suas mãos, nos aromas ao redor, assim por diante. A ideia é focar relaxadamente no momento presente. Se a mente insistir em divagar para outros assuntos, tente trazê-la novamente para o agora. Outro exercício que pode ser feito em qualquer lugar é atentar-se para sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo dos pulmões, observando por qual das narinas ele está passando, qual a sua temperatura e quais os cheiros que estão ao seu redor. Se a mente se afastar do momento, traga-a calmamente para a prática.

O interessante do mindfulness é que os exercícios não são complexos e podem ser realizados em casa, no trabalho, na rua e em qualquer outro lugar. Essas atividades estimulam o relaxamento da mente e, consequentemente, do corpo. Através delas conseguimos descansar nossa consciência e dar espaço para as demandas mais urgentes, em vez de ficarmos pensando demais no longo prazo. Refletir sobre o nosso futuro é importante, mas pensar tanto no amanhã a ponto de perder o foco no presente não é saudável. Precisamos sempre buscar um equilíbrio para os nossos pensamentos.

Laís Albuquerque, estagiária de Jornalismo (Temática)

Tags: mindufulness, foco, trabalho


Blog - 06.12.2016
Adeus velhos hábitos, feliz novos propósitos
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

©iStock.com/RasicaCoincidência ou não, chegamos a mais um final de ano que nos remete à reflexão, abalados pela tragédia que matou 71 pessoas, na semana passada. O acidente aéreo com a delegação da Chapecoense envolveu jogadores, dirigentes e integrantes da comissão técnica do time de futebol de Santa Catarina, tripulantes do avião e profissionais da imprensa em Medelín, na Colômbia. Além de acabar com os sonhos de uma equipe tão cheia de futuro, o ocorrido representou uma segunda chance para seis sobreviventes. Lições de solidariedade, apoio, respeito e amor ao próximo – entre homenagens feitas por times, torcedores, familiares, colombianos e pessoas comuns do mundo todo – mostram que a vida vale a pena e que cada momento deve ser aproveitado ao máximo. De tudo que passamos, ficam os aprendizados. E a cada novo dia ressurge a esperança, de que podemos recomeçar, tornando-nos pessoas melhores.

Há poucos dias de fecharmos 2016, é chegada a hora de rever o que de fato fizemos nesse ano. Será que valeu a pena? E o que queremos para o Ano Novo? Perguntas como essas podem ser respondidas por qualquer pessoa em um processo de planejamento estratégico. O consultor Antônio Napole, da Kaiser Associates, diz que é importante não misturar planos pessoais com a vida profissional. "Pense primeiro nas coisas que quer fazer dentro do seu ciclo biológico para depois planejar as metas do seu negócio ou trabalho", ensina.

Depois disso, segundo ele, deve-se reunir as pessoas que fazem a sua empresa acontecer. É recomendável que elas saiam do ambiente de trabalho e reúnam-se em local isolado, sem interrupções. "Descubram a razão de ser da empresa e o que se quer atingir, verificando o que é necessário para chegar a esse sonho para o futuro", descreve. Em seguida, recomenda-se pensar naquilo que é impedimento para se atingir esse estado, buscando causas e obstáculos para alcançá-lo.

Por fim, é chegada a hora de elencar como se pretende resolver cada dificuldade. "Coloque no papel as ações, com metas e prazos, citando os responsáveis, assim como os recursos disponíveis", afirma. O período para rever os seus planos e até mesmo mudar de rota, conforme o especialista, dependerá do ciclo de cada pessoa ou empresa. “Planejar é pensar de forma sistêmica”, reforça Napole. Mesmo diante das intempéries, o principal conselho dele é seguir em frente, ajustando-se a cada mudança de cenário, afinal “muito do caminho se aprende caminhando.”

Cláudia Boff, Jornalista (Temática)

Tags: planejamento, empresa, metas, trabalho


Registros 1 a 5 de 5
‹‹ Primeira    ‹ Anterior   Próxima ›   Última ››
 
Arquivos
› Todos os posts
› 2020
› 2019
› 2018
› 2017
› 2016
Tags:  impressos, comunicação, jornalismo, conteúdo, Temática, Mídias sociais, ansiedade, informação, poder, SPA, currículo de fracassos, recursos humanos, currículo, Colaboração, Cooperação, Ambientes virtuais de aprendizado, inovação, mercado, propósito, empreender, pequena empresa, internet, redes sociais, etiqueta, Likes, engajamento, posts, curadoria, sobrecarga, checagem, planejamento, empresa, metas, trabalho, curiosidade, pesquisa, psicologia, cérebro, criatividade, tecnologia, tendências, millenniuns, Reinvenção, negócio, música, autoconhecimento, reconhecimento, carreira, mindufulness, foco, futuro, negócios, millennials, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, violência doméstica, digital, e-commerce, disruptura, reinventar, atendimento, feedback, problemas, resposta, desempenho, envolvimento, kardashian, social media, maternidade, Costumer Centricity, humanização das marcas, empatia, storryteling, polarização, negociação, consenso, Facebook, privacidade, vazamento, violação, dados, informações, avanços, bom senso, consequências, Comprometimento, doação, marketing, vida, significado, felicidade, stories, ferramentas de voz, vídeos, influenciadores, humanização, Job sharing, Unilever Brasil, Whole Foods, Salesforce, Deutsche Bank, startup, unicórnio, aceleradora, capital, Sebrae, Trabalho remoto, flexibilidade, home-office, capitalismo consciente, John Mackey, Raj Sisodia, sustentabilidade, bem-estar social, valor compartilhado, empresas humanizadas, economia circular, logística reversa, reciclagem, meio ambiente, pegada ecológica, home office, produtividade, pandemia, coronavírus, jargão, chavão, frase feita, estrangeirismo, escrita, fake news, crise, notícia, fechamento, livros, leitura, dicas, quarentena, empreendedorismo, memória, concentração, superficial, conexão, celular
 
Direto da redação
17.03.2020
Expediente por home office
23.10.2019
Revistas promovem educação ambiental
29.08.2019
14º Encontro Aberje coloca a comunicação digital em pauta
27.08.2019
Temática participa da 42ª Expointer
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br