Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Reportagens - 19.05.2016
Planejamento é o lema para o segundo semestre
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

©iStock.com/Сергей ХакимуллинPrevisões mostram que a conjuntura econômica deve permanecer negativa. Portanto, é hora de organizar as finanças e se planejar para a retomada no segundo semestre

O Brasil vem passando por diversas provações no campo econômico. Cortes de incentivos no governo, aumento de impostos e de matérias-primas, como a gasolina, que afetaram os investimentos para a indústria, agricultura e pecuária, com reflexos significativos também na produção, no comércio e nos serviços. Com a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de -3,86% em 2016, as expectativas para a segunda metade do ano não devem ser diferentes. Tudo isso deve pesar no orçamento das famílias e acarretar a perda de poder de compra dos consumidores.

Conforme previsões econômicas da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), a inflação deve permanecer elevada, entre 6,8 e 7%, mas não atingirá os níveis de 2015, quando chegou a marcar dois dígitos (10,67%) no acumulado do ano. O dólar também continua alto, na casa dos R$ 3,70, e a taxa básica de juros deve ficar em 11,75%. O mercado terciário – de bens, serviços e turismo –, responsável por 53% dos empregos de carteira assinada no RS no ano passado, está deficitário nos três principais setores (varejo, varejo ampliado e serviços) e deve permanecer desta forma durante o ano.

Para driblar os prognósticos negativos de 2016, faz-se necessária uma revisão completa, seja na esfera pessoal ou organizacional. É hora de se estruturar, encerrar ciclos, abandonar práticas ineficientes e se planejar.

Estratégias contra a crise

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, o ponto mais importante para as empresas é o estudo de metas e ações, o chamado planejamento estratégico. Segundo ele, quer sejam empresas iniciantes ou já estabelecidas no mercado, as duas variáveis fundamentais para o sucesso de qualquer negócio são conhecimento e planejamento. “Uma excelente dica é usar a matriz do Balanced Score Card (BSC), que sugere que sejam traçados objetivos estratégicos em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e de aprendizado e crescimento”, afirma.

Oportunidades

Quanto à atual situação econômica, Marques diz que onde há crise também há oportunidade. “São três pilares para lidar bem com o atual cenário, para que o empresário possa fazer mais com menos. O primeiro ponto de atenção está na otimização de investimentos através da redução de custos. O segundo fator crítico é manter a motivação e o engajamento e desenvolvimento dos funcionários por meio de eventos internos, treinamentos e endomarketing. E o terceiro pilar é intensificar as vendas.” Segundo ele, “são necessárias estratégias que no mínimo sustentem o volume de vendas e a lucratividade da empresa. O empresário tem que ter uma forte atenção na área financeira, vendas e recursos humanos diante da crise”.. E você, está fazendo o dever de casa?

Dicas para um bom planejamento

José Marques afirma que o planejamento deve ser criado junto a líderes e gestores, para que tenha mais assertividade, e então ser repassado a seus colaboradores, para que todos na empresa tenham entendimento dos objetivos e suas etapas. O consultor dá cinco dicas para o planejamento das empresas:

  • Estabeleça objetivos a curto e longo prazos

  • Faça orçamentos

  • Estabeleça metas (que são as etapas a serem realizadas)

  • Defina prazos

  • Delegue responsabilidades e metas individuais


Leia também:
17/05/2019  ›  Antes um hobby, agora um mercado de trabalho
16/07/2018  ›  Pensando fora da caixa
20/02/2018  ›  No combate às inverdades
05/12/2017  ›  Clubes de leitura fomentam setor literário
13/10/2017  ›  Ajuste seus relógios
05/09/2017  ›  Brasileiros estão lendo com mais frequência
06/07/2017  ›  Amor de quatro patas
06/04/2017  ›  Carinho do "Leão"
13/02/2017  ›  Um visitante incômodo
24/01/2017  ›  O futuro das cidades
Lista Completa ›
 
Direto da redação
29.08.2019
14º Encontro Aberje coloca a comunicação digital em pauta
27.08.2019
Temática participa da 42ª Expointer
13.08.2019
Alimentação fora do lar cresce no Brasil
08.08.2019
Fronteiras do Pensamento recebe médico congolês
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br