Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Notícias - 05.10.2017
Empreendedorismo cresce no Brasil
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

Empreender sempre significa desafios – seja em épocas de recessão ou de bonança econômica, o ato de abrir um negócio exige muita coragem e disposição para vencer os obstáculos. A ampla gama de oportunidades trazida pelo mundo empresarial pode representar um convite para vencer as adversidades e também ser uma forma de driblar o desemprego. Isso se evidencia no Brasil pela aposta no empreendedorismo, que vem crescendo nos últimos anos. E as pessoas que abrem o seu próprio negócio estão cada vez com mais proeminência, segundo aponta pesquisa do Serasa Experian, uma vez que 79,2% das empresas criadas em 2017 são de microempreendedores individuais. Além disso, 7,7% dos novos negócios são representados por sociedades limitadas (Ltda.), 7,2% por empresas individuais e 5,3% estão compostas por outras naturezas jurídicas. Dividindo por segmentos, o setor de serviços predomina no interesse dos empreendedores, com 63,2% dos registros, seguido por 28,5% das empresas comerciais e 8,1% de indústrias.

Se abrir um negócio não é nada simples, mantê-lo ativo e transformá-lo em algo próspero exige ainda mais do empreendedor. Motivados pelo interesse de mensurar a duração das empresas, os professores Vijay Govindarajan e Anup Srivastava, de Dartmouth College, nos Estados Unidos, criaram a pesquisa Strategy when creative destruction accelerates, a fim de analisar a longevidade corporativa. O estudo contemplou todas as 29.688 empresas listadas nos mercados de ações norte-americanas, e as dividiu em grupos de dez anos, de acordo com o momento de seu registro, e, por fim, examinou quantas haviam sobrevivido cinco anos depois. Os resultados apontam um decréscimo de longevidade – as empresas criadas antes de 1970 contam com 92% de chance de sobreviver ao primeiro quinquênio, enquanto os negócios criados entre 2000 e 2009 têm 63% de probabilidade. 

Para entender este fenômeno – e encontrar maneiras de pará-lo – os pesquisadores dividiram as demonstrações financeiras, determinando assim a variação de investimentos entre ativos físicos e capital organizacional. O estudo apontou que, em média, as empresas mais jovens gastam mais do que o dobro das antigas em capital organizacional, que contempla pessoal, patentes, pesquisa e desenvolvimento de propriedade intelectual. Esta atitude demonstra que as companhias a partir de 2000 têm por característica apostar na inovação e em meios menos convencionais, além de se estabelecerem, em grande maioria, no meio online. 

Dicas dos especialistas

Como conclusão do estudo, Govindarajan e Srivastava apontam três grandes soluções para as empresas mais jovens se manterem no mercado:

Aposte em ativos físicos: A primeira delas é incorporar tanto tecnologia quanto produtos físicos em seus modelos de negócios.

Crie fidelidade: Outra indicação é procurar opções que incluam efeitos de rede, contando com a dificuldade em migrar de uma plataforma para a outra sem perder dados.

Stay hungry, stay foolish”*: A última sugestão, e mais abstrata, sustenta que o foco fique na inovação contínua, ponto forte das companhias criadas a partir de 2000. 

*Traduzido para o Português: “Permaneça faminto e tolo”, citação de Steve Jobs para incentivar a procura constante de novas alternativas


Leia também:
12/12/2017  ›  Estudo aponta que colaboradores engajados têm melhor desempenho
04/12/2017  ›  Inscrições abertas para a Semana ARP 2017
30/11/2017  ›  Um em cada cinco e-mails corporativos não chega ao cliente
29/11/2017  ›  Divulgados os vencedores do Top de Marketing 2017
23/11/2017  ›  Fórum de Gestão do Capital Humano dá desconto para inscrições em novembro
21/11/2017  ›  Risco de corrupção ainda é alto entre empresas brasileiras
13/11/2017  ›  Oficinas da Liberdade promovem debate sobre empreendedorismo
09/11/2017  ›  Prazo para doação ao IRPJ vai até dezembro
07/11/2017  ›  Fake News sob o escopo de pesquisa da Kantar
01/11/2017  ›  Países nórdicos e ganhador do Nobel são destaques da Feira do Livro de Porto Alegre
Lista Completa ›
 
Direto da redação
12.12.2017
Estudo aponta que colaboradores engajados têm melhor desempenho
04.12.2017
Inscrições abertas para a Semana ARP 2017
30.11.2017
Um em cada cinco e-mails corporativos não chega ao cliente
29.11.2017
Divulgados os vencedores do Top de Marketing 2017
 
Trabalhe Conosco
Como você se mantém informado?
Assisto TV regularmente
Leio revistas e jornais
Acesso portais e sites de notícias
Acompanho as redes sociais
Busco informações em diferentes meios de comunicação
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br