Facebook Twitter Instagran
 
   
O que fazemos
Publicações
Expediente
Trabalhe Conosco
 
 
   
 
 
     
Notícias - 07.11.2017
Fake News sob o escopo de pesquisa da Kantar
                                       
 
Envie essa página como dica de leitura para seu amigo. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   
   
   
 
Envie sua opinião sobre essa leitura, dúvida ou sugestão. Sua participação é muito importante!
 
   
   
   


 

Em tempos de pós-verdade, está cada vez mais difícil de determinar se o conteúdo veiculado online é ou não verdadeiro. De acordo com o estudo Trust in News, realizado pela consultoria Kantar em quatro localidades – Brasil, Estados Unidos Reino Unido e França –, as Fake News estão abalando a credibilidade de matérias divulgadas na internet. Além disso, o levantamento demonstra que a reputação de veículos já consolidados de mídias impressas e canais de TV e rádio está mais consolidada do que a de plataformas de mídias sociais ou exclusivamente online. A ideia de que “jornalismo de qualidade é fundamental para uma democracia saudável” está presente em 73% dos entrevistados de todos os países – contudo, apenas 56% acreditam na veracidade do que leem.

Confira a confiança do consumidor de notícia nas fontes utilizadas:

Para muitos leitores, uma das principais responsáveis pela disseminação de Fake News é a cobertura jornalística de política e eleições nas mídias digitais e apps de mensagens – sendo o tipo de conteúdo menos confiável para 60% dos entrevistados. Portais de notícias exclusivamente online foram apontados como motivo de desconfiança, uma vez que 41% dos leitores afirmaram ter menos credibilidade nestes meios. Entretanto, devido a sua quase onipresença na atualidade, a internet ainda tem forte influência na hora de se atualizar, uma vez que 78% dos entrevistados afirmam consumir notícias no meio online.

Entre as principais referências de integridade jornalística aparecem os canais de transmissão 24h por dia, com 78% dos espectadores afirmando que confiam igualmente nestes veículos desde o surgimento das Fake News. A reputação dos canais impressos – como jornais e revistas – continua em alta, com mais de 70% de confiança entre os leitores. 


Leia também:
24/05/2018  ›  A solidariedade em forma de agasalhos
22/05/2018  ›  TV + Internet: hábito em crescimento
15/05/2018  ›  Atividades promovem a educação financeira
14/05/2018  ›  Encontro reúne especialistas em gestão de pessoas
11/05/2018  ›  Campanha de vacinação promove Dia D
08/05/2018  ›  Unimed Porto Alegre promove RH Xperience
03/05/2018  ›  Porto Alegre sedia 12º Festival Palco Sesc Giratório
02/05/2018  ›  Municípios gaúchos se mobilizam para o Dia do Desafio 2018
26/04/2018  ›  Brasil participa de campanha mundial contra desperdício de alimentos
25/04/2018  ›  Evento discute tendências na área da Comunicação
Lista Completa ›
 
Direto da redação
24.05.2018
A solidariedade em forma de agasalhos
22.05.2018
TV + Internet: hábito em crescimento
15.05.2018
Atividades promovem a educação financeira
14.05.2018
Encontro reúne especialistas em gestão de pessoas
 
Trabalhe Conosco
Como você se mantém informado?
Assisto TV regularmente
Leio revistas e jornais
Acesso portais e sites de notícias
Acompanho as redes sociais
Busco informações em diferentes meios de comunicação
 
 
 

R. General João Telles, 524/602 • Porto Alegre/RS • Fone: (51) 3346-1194 • E-mail: admin@tematica-rs.com.br