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Notícias - 07.02.2018
Estudo revela as preferências do consumidor brasileiro
                                       
 
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©iStock.com/andresrCom o intuito de descobrir o que os consumidores brasileiros mais gostam e detestam nas marcas, a empresa SAP Hybris realizou a pesquisa Hybris Consumer Insights Survey. Ao todo, foram mil pessoas entrevistadas, que auxiliaram no mapeamento em relação a fatores como coleta de dados, privacidade e atendimento ao cliente. Segundo o levantamento, os brasileiros aceitam compartilhar informações pessoais com marcas nacionais, desde que, em retorno, recebam um bom atendimento.

Para 91% dos consumidores, fornecer informações como e-mail, histórico de compra, rendimento mensal, número de telefone e até mesmo localização em tempo real depende do nível de confiança em relação à empresa. Se a marca souber proteger os dados pessoais, 67% dos respondentes não se preocupam em fornecê-las. A pesquisa indica ainda que 56% deles exigem que o empreendimento seja transparente quanto aos processos utilizados para segurança. Porém, 82% dos entrevistados detestariam que suas informações fossem compartilhadas sem conhecimento e autorização, 20% não se sentem seguros em fornecer números de RG e CPF ou detalhes financeiros e pessoais e 9% preferem não se expor.

O atendimento personalizado pode melhorar a impressão do consumidor, pois 57% se sentem valorizados quando recebem brindes, descontos e amostras grátis. Entrar em contato após o final da transação para saber a opinião do cliente foi citado por 32% como uma medida que lhes agrada. Atenção e rapidez são essenciais: 94% dos consumidores esperam que as companhias respondam em até 24 horas. Mas cuidado com o exagero, pois 58% se incomodam com excesso de ligações e 42% com e-mails de marketing e vendas.


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