A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) revelou, nesta quarta-feira, 5/11, seu balanço de atividades do Sistema Fecomércio-RS em 2018 e perspectivas econômicas para 2019. A coletiva de imprensa, realizada na Cafeteria Sesc Centro, em Porto Alegre, divulgou análises e projeções da consultoria econômica da entidade com apresentação do economista Marcelo Portugal. 
Entre as medidas que trazem otimismo para 2019, a pesquisa elenca as reformas da previdência, tributária, ajustes fiscais e privatizações que devem ser consideradas prioridades pelo próximo governo. A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao final de 2019 é de 2,8%, igual ao verificado em 2018. No Rio Grande do Sul, a projeção fica abaixo da projeção nacional, com taxa de +2,1%. As perspectivas da entidade projetam a inflação a 4% no ano, com alta de 3,5% no comércio e 2,5% em serviços – apontando como possíveis riscos os trâmites legislativos e crises econômicas internacionais.
O evento contou também com levantamento das atividades promovidas pelo Sesc/RS e Senac/RS em 2018 e iniciativas previstas para o próximo ano. A apresentação completa pode ser conferida aqui e pelo site da Fecomércio.