Os brasileiros estão saindo cada vez mais para fazer suas refeições fora de casa. É o que aponta a pesquisa Crest, realizada pela GS&NPD, parte integrante do Grupo GS&. Foi a primeira vez desde abril de 2015 que o food service apresentou crescimento de visitas a estabelecimentos em 4 trimestres consecutivos. O 2º trimestre de 2019 obteve aumento de 5% de visitação em relação ao mesmo período do ano passado, representando R$ 3 milhões gastos a mais.
Entre as razões para o reaquecimento está o aumento do emprego informal. Os ambulantes são cerca de 5% do segmento e receberam 18 milhões de visitas a mais – ritmo duas vezes maior do que a média do mercado. Redes e restaurantes independentes obtiveram crescimento entre 3% e 6%, sendo destaque as lanchonetes e padarias, que juntas representam quase 1/3 das refeições fora do lar neste trimestre. Os alimentos com melhor desempenho foram os sucos, com 3 trimestres consecutivos de performance positiva; e as batatas fritas, o arroz, o feijão e os bolos, com aumento entre 8% e 9% no número de porções servidas de cada item.