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Dicas - 07.06.2018
Para conquistar o consumidor
                                       
 
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Não é segredo que o cliente representa o coração de um negócio bem-sucedido, ainda mais no cenário econômico atual. Entretanto, muitas vezes é um grande desafio mapear os desejos dos consumidores, e, mais ainda, de conseguir entregar o produto ou serviço ideal. Confira algumas dicas para se aproximar e trazer benefícios ao cliente – seja ele o consumidor final ou outras empresas.

Fundamente-se em relações humanas

Empatia e proximidade são fundamentais para entender a necessidade do público-alvo. Segundo o vice-presidente para América Latina da Access, Inon Neves, o cuidado com a individualidade dos clientes pode ser a chave para um relacionamento de confiança: “Trate o seu cliente da mesma forma que gostaria de ser tratado. Negócios são feitos entre pessoas, não entre empresas”.

Prepare vantagens competitivas

Ao encarar dificuldades, para muitos gestores a principal saída é cortar investimentos ao encontrar novas prioridades. O sócio-diretor da BgmRodotec, Lauro Freire, afirma que, por estarmos em um contexto de menos investimento e mais cobrança por resultados, os diferenciais são decisivos. “Precisamos entender os concorrentes deles e saber exatamente o que estão fazendo em estratégias de marketing de relacionamento, para gerar uma vantagem competitiva”, destaca.

Resolva problemas, não crie mais

O relacionamento com o consumidor deve ser repleto de cuidado e de atenção, principalmente em momentos de dificuldade. O gerente de Marketing da Locaweb, Luis Carlos dos Anjos, ressalta que, ao contratar um serviço, o cliente busca por soluções, não mais dor de cabeça. “Acompanhá-lo nessa jornada é fundamental para o desenvolvimento do negócio dele", completa.

Aposte na criatividade

O desafio principal é entregar um serviço único, fugindo do básico e se diferenciando no mercado. O CEO da Semantix, Leonardo Santos, revela que para chegar ao produto ideal, deve-se colocar o cliente no centro, sempre priorizando o atendimento, atendendo às suas demandas. “Não é só ter empatia para fortalecer a parceria, mas também promover sinergias e proporcionar valores fortes para o negócio”.


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